quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ABERTURA DE PRISÃO





“Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado (amarrado), mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.”

“E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor.”

(Atos dos Apóstolos 21:13 e 14)

“nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor.”

Esta disposição é o princípio da ABERTURA DE PRISÃO.
Que seja feita não a minha, mas a Tua Vontade, meu Pai!

“Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua.” (Lucas 22:42)

Obedecer, ou melhor, o querer a Vontade de Deus sobre a Sua própria vontade, trouxe para a humanidade a Salvação.
Jesus trouxe a salvação, a cura, a libertação, e tudo isso vem por meio do QUERER que a Vontade de Deus prevaleça sobre a nossa vontade.

“nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor.”

Quando aquietamos nossa mente, aquietamos nosso desejar, nosso querer. Nossa mente sossega de suas cobiças, dando espaço para a Vontade de Deus ser cumprida.

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

“porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” (Filipenses 2:13)

Quando deixamos a nossa vontade em segundo plano, para permitirmos Deus operar a Sua boa, agradável e perfeita Vontade, por mais absurda que a solução possa parecer, sempre será o melhor para a nossa vida, pois Deus tem a visão plena do que está acontecendo, do que aconteceu, e do que acontecerá. Ele sabe o que é melhor para nós. Se confiarmos nEle – e só nEle – e não duvidarmos, “comeremos o bem desta terra” (Isaías 1:19).

Não há nada que o homem possa fazer que venha a ser melhor do que o que Deus tem a fazer por ele. E a nossa maior prisão são os desejos da nossa mente; é a nossa vontade.

Fala-se muito em livre arbítrio no Cristianismo. Livre escolha segundo a nossa vontade: podemos querer e obedecer a Vontade de Deus sobre a nossa vida ou não.

Deus possui também, duas Vontades: A Soberana, na qual executa o que planejou para nós; e a Permissiva, quando permite que façamos o que queremos. É nessa hora que nos deparamos com uma série de tropeços e dissabores, e não entendemos o porquê, pois achamos que Deus está “compactuando” conosco, pois, aparentemente Ele “está permitindo” que nossas escolhas prevaleçam.
A colheita dos erros cometidos não vêm imediatamente; e essa demora causa, nos protagonistas do erro, a errônea sensação de estarem certos.

“Visto como se não executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal.“ (Eclesiastes 8:11)

Aconteceu isso com o profeta Balaão.
Ele perguntou uma primeira vez se podia ir com o pessoal do rei Balaque para atender a vontade deste, que era amaldiçoar o povo de Israel.
Deus lhe disse um inconfundível NÃO; não pode ir.
Mas, na segunda vez, a tentação veio ainda mais forte. Vieram os príncipes, e desta vez, oferecendo um prêmio maior.

A vontade de Balaão era má e perversa. A despeito de ser o povo de Deus; de ser um mal a ser feito; a vontade gananciosa de Balaão teimava em prevalecer.
Mesmo sabendo que o Senhor não queria que ele fosse, Balaão insistiu e Deus acabou permitindo, pois, tinha um plano.
Essa história está no livro de Números, capítulo 22, na Bíblia.

“Veio, pois, o Senhor a Balaão, de noite, e disse-lhe: Se aqueles homens te vieram chamar, levanta-te, vai com eles; todavia, farás o que eu te disser.” (Números 22:20)

Mas o profeta não esperou Deus dizer o que ele deveria fazer. Levantou-se e foi. Porém, com vontade torpe em seu coração.


No livro de Deuteronômio, capítulo 30, verso 19 está registrada essa questão das Vontades de Deus: a Permissiva e a Soberana.

“Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente, amando ao Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e te achegando a ele; pois ele é a tua vida e a longura dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque e a Jacó, que lhes havia de dar.”

A Soberana nos traz prosperidade e longevidade (longura).
A Permissiva nos leva aonde a NOSSA VONTADE quiser.

Somos prisioneiros, na verdade, das nossas concupiscências; as cobiças da nossa carne, os nossos desejos, são o que nos prende a um mundo falido, a um mundo mal, aonde o Espírito Santo não tem vez nem voz. Aonde a nossa consciência se cala, para dar voz à razão e à emoção.
Engana-se quem pensa que a razão humana tem razão. A consciência é o nosso espírito que bebe da água viva do Espírito Santo. Nem a nossa mente, nem a nossa alma – sede das emoções – têm acesso à Fonte Divina.
Lá no fundo de nós existe uma “vozinha” que procura nos dar a direção vinda direto da Boca de Deus; essa vozinha é o nosso espírito.

O Espírito de Deus ungiu a Jesus – e nos ungiu, a nós, os seus discípulos – para proclamar a liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos.

“O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos;” (Isaías 61:1)

Não devemos mais permanecer presos a qualquer coisa que venha atrapalhar os planos de Deus para a nossa vida.

“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão.” (Gálatas 5:1)

Pois em Jeremias 29:11, Deus nos fala dos seus planos:

“Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.”

Viva em Paz.
Tenha Fé.
Fé no Deus de Jesus Cristo, somente, pois “A vida eterna é esta: que conheçam a Ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:3)

Que o Senhor Deus faça sobre a sua e sobre a minha vida a Sua Vontade, em nome de Jesus. Amém.

monica.sampaio1@gmail.com
www.twitter.com/MonicaSampaio
MSN: monica_sampaio_melo@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário